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TUOSE - Terreiro de Umbanda Ogum Sete Espadas

Cabula é um toque musical do grupo étnico Banto, que no Brasil representa um movimento religioso afro-brasileiro do tipo sincretizadora, com filosofia espírita. O movimento é classificado como candomblé de caboclo, modalidade derivada da nação angola (banto-angoíana), que incorporou o culto dos antepassados indígenas, considerada como precursora da Umbanda. Desenvolveu-se principalmente nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os primeiros relatos acadêmicos derivam do registro feito, no Espírito Santo, pelo bispo católico D. João Batista Correia Néri em uma Carta Pastoral; seu registro fora inicialmente descoberto por Nina Rodrigues e mais tarde reusado por Artur Ramos, apresentando grandes semelhanças entre o culto ali praticado e aquele registrado no que mais tarde receberia o nome de Macumba, no Rio de Janeiro.
Na época da escravidão, houve um sincretismo afro-católico, principalmente nas áreas rurais da Bahia e do Rio de Janeiro, a qual se denominava Cabula.
Segundo historiadores, em tais locais acontecia os rituais mais antigos do povo negro escravizado , envolvendo imagens de santos católicos sincretizados com os Orixás, devido a fase reprimida nas senzalas dos cultos africanos, assim os antigos sacerdotes mesclavam suas crenças e culturas com o catolicismo para conseguirem praticar e perpetuar sua fé.
Quando no final do século XIX ocorre a libertação dos escravos, a Cabula já era amplamente presente como atividade religiosa afro-brasileira.
Este sincretismo foi mantido após a anunciação da Umbanda em 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.
As entidades que dirigiam os cultos eram chamados de Tatás, termo de origem bantu que significa “pai”, mas que também pode significar “grande”. Alguns exemplos de nomes de entidades da cabula são Tatá Guerreiro, Tatá Flor de Carunga, Tatá Rompe-Serra, Tatá Rompe-Ponte.
Muitas raízes se perderam bem como tudo que advém da cultura africana, por causa do preconceito e intolerância religiosa que culminaram como descrito em na perseguições, embora a Cabula hoje não seja uma prática ritual de matriz africana tão difundida, ainda detém adeptos que buscam manter acessa a chama da religião , hoje não se tem tantos seguidores da mesma e sua principal concetração de adpetos se dá em especial na região do Espirito Santo e região da Mata Mineira, mas é necessário prestar as reverências e reconhecer a sua importância histórica e contribuição principalmente na estruturação da Umbanda, pois antes dessa já existia como visto a Cabula, Macumba Carioca e Calundus, dentre outras expressões religiosas advindas dos negros cativos, Cabula é mais que um toque e religião ,foi um ato de resistência e perpetuação da cultura africanista.
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